Este blog foi criado para promover uma maior interação da Comunidade Vila. É um espaço aberto para a discussão sobre os temas educacionais  e  será coordenado pela Direção Pedagógica. Os pais poderão participar, desde que devidamente identificados e alinhados com o objetivo do blog: o  debate e a troca de idéias. A Escola se reserva o direito de não publicar as manifestações inadequadas, preconceituosas, agressivas ou  que não se relacionem com o tema e objetivo de cada blog. Os temas estão divididos em função do segmento escolar.

Anúncios

37 Responses to “Apresentação”


  1. 1 Sheila Mendes 11 de fevereiro de 2010 às 9:03 am

    Não sou mãe de aluno da vila (infelizmente), mas admiro muito esta escola, tento me espelhar e fazer o mesmo na minha escola.
    Se me permitirem a troca de idéias me é fundamental.
    Abraço.
    Sheila

    • 2 soniabarreira 11 de fevereiro de 2010 às 9:26 am

      Seja muito bem-vinda ao nosso blog, modesto espaço para interação com as famílias de nossa comunidade e os interessados nos temas escolares.
      Sonia

      • 3 adriana ferrari 19 de abril de 2010 às 10:50 am

        Adorei o blog da escola da vila! Fico tbm feliz por participar da festa de 30 anos!!! Uma oficina prá gente usar melhor essas ferramentas poderia ser oferecida aos pais. Eu confesso que me perco um pouco e gostaria de poder aproveitar mais!!!

      • 4 soniabarreira 19 de abril de 2010 às 11:04 am

        Adriana, obrigada pelo apoio. Achamos que o blog, apesar de trabalhoso tem sido muito interessante pois abre um novo canal de comunicação com a comunidade. Quanto as oficinas, eu não entendi se a sua proposta se refere as ferramentas de trabalho que usamos com os alunos ou as ferramentas tecnológicas. De todoo modo, a ideia é boa, vamos pensar. Oficinas para os pais pode ser uma ideia interessante!

  2. 5 Patricia Aronis 27 de abril de 2010 às 2:10 pm

    Gostaria de parabenizá-los pela iniciativa de criar este blog. Ações como esta fazem com que o desafio de criarmos nossos filhos para o mundo se torne mais fácil. Adorei ler sobre todos os assuntos, conhecer pontos de vista diferentes, argumentos interessantes e principalmente saber que podemos contar com vocês nesta grande empreitada. Super obrigada e mais uma vez Parabens!

  3. 7 Mario Abramo 27 de abril de 2010 às 2:51 pm

    Caras Sonia e Vania,
    Oportuna e interessante a idéia do blog. Acredito que este tipo de “diálogo” pode vir a se tornar um espaço importante de reflexão não apenas da nossa prática parental, mas também até da prática pedagógica de vocês.
    A única observação que faço é que, justo a Escola da Vila, não procure a participação e contribuição dos próprios alunos. No meu entender, isso iria enriquecer extremamente a conversa.
    Abraços,
    Mario W. Abramo

    • 8 soniabarreira 27 de abril de 2010 às 3:23 pm

      Mário,

      de fato, sua sugestão é bastante pertinente. Em algumas ocasiôes montamos com os alunos um comitê de imprensa e eles se responsabilizam pela publicação no site de noticias sobre atividades das quais participaram, e o depoimento do ponto de vista deles é sempre muito interessante. Temos também um blog mais ou menos interno, do qual participam alguns alunos, como ainda está um pouco “verde” nao divulgamos na comunidade. Procuramos montar uma proposta de participação ampla na qual todos tenham voz, e ao mesmo tempo, cuidando para não sobrecarregar ninguém com uma nova tarefa. Mas vamos considerar sua sugestão e ver como podemos estimular a participação dos nossos jovens também. Um abraço

  4. 9 eliane dal colleto 27 de abril de 2010 às 7:31 pm

    Olá pessoal,
    ótima iniciativa! Espero que os pais acessem, participem, opinem, pois o blog é meio democrático e rápido. Já estou atualizada com os temas abordados e gostei muito. Aproveito para sugerir um tema, que acredito ser bastante pertinente nos dias de hoje: como lidar com a violência (de todos os tipos) e os ‘perigos’ da rua sem tolher a liberdade e autonomia de nossos filhos. Exemplificando: com incentivar que nossos filhos tenham coragem de andar de ônibus, de caminhar pela cidade, andar de bicicleta em parques públicos se oferecemos a eles motoristas particulars, peruas, segurança, condomínios fechados e vidros do carro baixados, quando não blindados? E uma questão ainda mais abrangente: como lidar com alunos que têm um pouco mais de liberdade nestes aspectos convivendo com outros que morrem de medo da vida lá fora? Como pais, como podemos estabelecer limites de sobrevivência na vida urbana paulistana? beijos e parabéns novamente pelo blog!
    Eliane

    • 10 soniabarreira 28 de abril de 2010 às 11:20 am

      Olá Eliane,
      Temos planejado alguns temas que tangenciam esta questão proposta por você, todas elas dentro do contexto da construção de uma autonomia desejável e responsável. O importante é ter em mente que muitas das ações educativas do presente, vão se transformar em condutas concretas no futuro. Ou seja, o fato de um adolescente ter uma ação incoerente com seu sistema de valores nao quer dizer que não estejamos no caminho certo, isso é fundamental, os ganhos devem ser vistos em perspectivas. Visitei uma escola em Barcelona na qual os alunos eram responsáveis (em rodízio) pela limpeza de certas áreas comuns, e eu disse ao diretor: “com isso devem sujar menos o ambiente escolar, não é?” E ele me alertou – “de modo algum, sujam igual, espero que levem consigo esta experiência e que isso os faça refletir, no futuro”. Creio que devemos sempre pensar nisso quando pensamos em autonomia, no processo de construção que isso implica, e consequentemente, nos erros e desacertos que virão pelo caminho. Abraços.

  5. 11 Mª Angélica 30 de abril de 2010 às 12:24 pm

    Olá!
    Sou uma GRANDE admiradora do trabalho de todos vocês da VILA.Moro em Santos SP, sou educadora, e sempre que posso não perco um curso, palestra, evento, entre outros…Acompanho sempre que possível os textos que são postados no blog.Parabéns pelo assunto abordado “Andar de ônibus, deixo ou não deixo?”. Eu, por viver a ambiguidade de papéis (mãe e pedagoga), muitas vezes, não realizo “dentro de casa” o que acredito…rsrsrs
    Beijos
    Angélica

  6. 12 Márcia Benegas 17 de maio de 2010 às 11:31 pm

    Senhores

    Sou professora polivalente e gostaria de receber os artigos publicados.
    Agradeço.

    Márcia

  7. 14 Marco Antonio Rocha Coelho 19 de maio de 2010 às 3:19 pm

    Quero dar parabéns e vivas ao posicionamento da Escola da Vila em relação a publicação da revista veja. Já está na hora de desmascarar essa revista que tenta manipular grosseiramente a sociedade brasileira.
    Marco Antonio Rocha Coelho
    Professor da Escola Cooperativa de Ubatuba – SP

  8. 15 Giulianny 19 de maio de 2010 às 10:07 pm

    Sou aluna do curso de formação e de tantos outros que a escola oferece! Gostaria de parabenizar a iniciativa e o visível empenho de todos na constuçao e manutençao deste blog.

  9. 17 Tania Cunha Constantino 31 de maio de 2010 às 1:00 pm

    Olá

    Gostumo participar sempre dos cursos e seminários itinerantes da Escola da Vila e ao descobrir este blog acabei recendo mais contribuições ainda desta escola. Gostaria de receber estes artigos sempre que forem publicados!
    Parabés pela iniciativa
    Tania
    Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do município de Mococa/SP

    • 18 escoladavila 31 de maio de 2010 às 3:47 pm

      Tania

      Ficamos felizes com seu comentário sobre o Blog da Escola da Vila. Se você se cadastrar no RSS de nosso blog – canto inferior direito da página inicial- sempre que houver texto novo receberá uma mensagem.
      Abraços.
      Zélia Cavalcanti

  10. 19 Bi Mello 7 de junho de 2010 às 10:40 pm

    Meus parabéns pelo posicionamento de vocês perante “provocações baratas”!
    Nada como a segurança de um trabalho sério, efetivo e eficaz!
    Os artigos são de lavar a alma!
    Obrigada.
    Abraços.
    Bi Mello
    Ubatuba – SP

  11. 21 Flávia camargo 14 de junho de 2010 às 7:46 pm

    Olá,

    Estou trabalhando em uma escola construtivista e adorei o site.
    Gostaria que me mandassem os artigos por e-mail.
    Um abraço a todas!
    Flávia

    • 22 soniabarreira 15 de junho de 2010 às 8:33 am

      Flávia, mandar os artigos por email será impossível, no entanto, manteremos nosso blog aberto e você pode se inscrever nele clicando no icone à sua direita RSS, com isso você será notificada por email sempre que um novo post for feito. Obrigada.

  12. 23 Débora Chvaicer 22 de junho de 2010 às 3:56 pm

    Olá Sônia,

    Sou mãe nova na escola (Ravi 6ºB) e gostaria de perguntar: já houve tentativa de organização de transporte solidário (trocas de carona)?

    Eu poderia até elaborar melhor a idéia pensando num link do site ou blog da escola que organizasse os cruzamentos de informações de forma simples porém eficiente (por bairros, por exemplo, e horários de interesse). Que tal? Viável? Bom?

    Aproveito para elogiar o blog, sou leitora assídua e aprecio em demasia!

    Um abraço,

    Débora

  13. 25 Monica 1 de julho de 2010 às 12:04 pm

    Acompanho este blog desde o comecinho e estou adorando os textos sobre licao de casa. Mas o que vim falar hoje e sobre esportes.
    A Escola da Vila faz inclusao dos alunos nos esportes como poucos fazem.
    Sempre agradeco aos Profs de HAndebol pelo belo trabalho feito com os adolescentes fazendo-os se sentirem mais fortes emocionalmente. Colocando-os na responsabilidade de defender a Vila em todos campeonatos e assim fazendo-os responsaveis pela propria vida.

  14. 26 Paula Tatiane 16 de setembro de 2010 às 9:51 pm

    Olá,bom cheguei a este blog pesquisando no google porque sou professora no RS e soube da Escola da Vila através da Secretaria de Educação do município de Tabaí onde trabalho,teremos uma palestra com a prof.Aline Evangelista dia 4 de outubro em Porto Alegre,e como me considero uma professora pensadora,pesquisadora e principalmente sonhadora,reolvi pesquisar para me informar melhor.
    gostaria de saber sobre a escola,os metodos,avaliações,como funciona,se puderes me informar serei muito grata.Tatiane.Obrigada

    • 27 soniabarreira 17 de setembro de 2010 às 11:05 am

      Tatiane,

      Se você tiver a oportunidade de fazer o curso com a professora Aline, será uma grande oportunidade para que ela possa lhe dar todas as indicações de como obter mais materiais sobre a Escola da Vila. Mas a melhor maneira seria de fato fazer contato com nosso Centro de Formação para conhecer as atividades que oferecemos a professores interessados como você. Pode usar o centrodeformacao@vila.com.br . Um abraço e continue motivada e atuante.

  15. 28 Elizabeth Marques de Freitas 4 de fevereiro de 2011 às 11:39 pm

    Adorei o fato de ter encontrado este blog. Sou professora na cidade de Itapetininga e há muito tempo visitei uma unidade infantil da Escola da Vila, conheci o trabalho de vocês e adorei. Na época, num curso que tivemos, comprei uma edição, que acabei perdendo de tanto emprestar. Não me lembro do titulo, mas tinha uma capa rosa salmom e continha relatos de professoras e trechos de diários. Gostaria de saber se ainda há a possibilidade de comprar esse tipo de edição, pois permite uma compreensão ampla do que é o ensino e aprendizagem no sentido exato das palavras. Obrigada. Aguardo resposta. Um abraço. Beth

    • 29 soniabarreira 5 de fevereiro de 2011 às 7:59 am

      Olá Elizabeth, tudo bem? O Centro de Formação da Escola da Vila continua ativo e promovendo muitos cursos de formação, alguns anuais, outros de férias. Recentemente em janeiro, recebemos mais de 500 professores em nossos cursos! No nosso site vc pode encontrar informações sobre ele na área: centro de formação. Ali há notícias sobre as publicações. Esta a qual vc se refere foi feita em 1982 e se chamava “Dos primeiros passos às primeiras letras”! Abraços e espero te ver novamente nos nossos cursos!

  16. 30 Gislaine Rodrigues Vieira 18 de fevereiro de 2011 às 12:13 pm

    Olá Sonia,
    Com muita satisfação pude entrar em contato com este blog maravilhoso. Em 94, fiz vários cursos na Escola da Vila, inclusive com você ( o de Coordenação). Trabalhei algum tempo na Escola Inovação. Hoje, atuo na Prefeitura de São Paulo ,na SAP ( Sala de Apoio Pedagógico). Sei que nossas realidades são totalmente diferentes, mas temos muito em comum em relação às intencionalidades do trabalho pedagógico e ao relacionamento com nossos sujeitos da aprendizagem. Gostaria de saber como vocês estão trabalhando com a inclusão de deficientes e como é feito o trabalho com os alunos que apresentam distúrbios e dificuldades na aprendizagem. Por enquanto, parabéns pelo excelente trabalho…é realmente inspirador . Um grande abraço.
    Professora Gislaine

    • 31 soniabarreira 21 de fevereiro de 2011 às 9:24 am

      Obrigada Gislaine.
      Instituímos um Núcleo interno de práticas inclusivas que avançou muito no trabalho com a inclusão, depois de anos de prática, sabemos bem da nossa capacidade de trabalho e de nossos limites. Entre em contato com a Gunga, que coordena este setor e marque uma visita. Damos assessorias às mais diversas instituições e escolas, e o Centro de Formação dá sempre cursos relativos a este tema. Temos a certeza que o que nos propomos a fazer, fazemos com muita qualidade. Faça contato. Abraços!

  17. 32 tico ruivo 13 de abril de 2011 às 10:32 am

    este blog está sendo minha fonte de estudo e reflexão!
    parabéns!!!!

  18. 33 Juliana Crivellaro 13 de abril de 2011 às 7:50 pm

    Moro na Espanha e pretendo voltar ao Brasil em 2012.
    Foi pesquisando escolas para meus filhos que conheci o
    Blog da Escola da Vila. Quero parabenizá-los pelo excelente trabalho,
    tanto na elaboração dos textos dos educadores quanto na programação
    visual do blog. Excelente escolha de fotos e cores.
    Em 2012, com certeza, vou dar uma passadinha por aí!

  19. 35 Melissa Machado 17 de abril de 2011 às 1:30 pm

    Tenho 15 anos de profissão e sempre tive o trabalho da escola da Vila como referência de uma escola séria, envolvida, dentro da proposta construtivista e vcs não imaginam a minha alegria ao descobrir este blog com tantas informações e reflexões sobre o Construtivismo!Parabéns!

    • 36 soniabarreira 20 de abril de 2011 às 8:34 am

      Olá Melissa, ficamos muito contentes em receber em nosso blog profissionais que tem nosso trabalho como referência, é com dedicação e um pouco de sacrifício que mantemos a constância na publicação de tópicos que possam interessar a pais e educadores. Obrigada por suas palavras!

  20. 37 Luciana 31 de maio de 2011 às 2:25 am

    Estava remotamente realizando uma pequisa a saber como me comportar com minha filha de 04 anos, que iniciou este ano na escola e tem reproduzido em suas brincadeiras com barbies ou até mesmo entre os amiguinhos, através de namoro com beijinhos…

    Amei o comportamento da escola! Parabéns!!

    Obrigada por acrescentar-me…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Categorias

Educação Básica

Post mais recentes

Post anteriores

Nossos autores

Escreva seu e-mail no espaço abaixo e receba notificações dos novos posts.

Junte-se a 366 outros seguidores

Siga a Escola da Vila no twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: